Conheça Lagamar, Minas Gerais.
As primeiras notícias acerca das terras onde hoje se situa o Município de Lagamar datam de 1931, onde residiam Sebastião da Costa Mattos e Dona Flausina Pacheco, proprietários de uma grande fazenda chamada Carrapato. As adjacências eram ocupadas também pelas famílias Fernandes Caixeta e Costa Mattos, que exerceram papel importante no início da formação da comunidade que mais tarde viria a se tornar o Município de Lagamar.
A fazenda Carrapato, que ficava as margens do córrego que deu origem ao seu nome, era ponto de pousada de boiadeiros e viajantes que ali se aportavam. Por se uma região fértil, bonita e de terras produtivas, muitos desses que por aqui passavam se fixaram na região, adquirindo terras e se tornando parte daquela comunidade que aos poucos se desenvolvia.
Por volta de 1938, chegou a região o Sr. Porfírio Rodrigues Rosa, que para ali vinha com o objetivo de abrir uma estrada que ligasse o povoado de S. Pedro da Ponte Firme, que pertencia ao município de Presidente Olegário à cidade de Vazante. A finalidade da estrada, era facilitar as viagens dos romeiros: peregrinos devotos de Nossa Senhora da Lapa que faziam sua peregrinação até o santuário localizado no município de Vazante. O fluxo de viajantes era intenso, mas era dificultado pela falta de estradas. Conta-se que o plano de Porfírio era no mínimo ambicioso: fundar uma cidade. Desejoso de fundar a sonhada cidade, mudou-se para as margens do córrego Carrapato e com muita coragem e heroísmo, começou a abrir estradas, ruas e a construir acampamentos e ranchos para as famílias que trabalhavam na construção.
A primeira casa do povoado foi a residência do Sr. Porfírio Rodrigues Rosa. Outras casas foram construídas nos anos seguintes dando início ao povoado, fundado em 17 de dezembro de 1938, pela Lei n° 148, recebendo o nome de Lagamar.
Segundo as histórias, neste local havia uma pequena lagoa de água salgada, daí se deu o nome do Município (LAGA- lagoa; MAR- água salgada).
O distrito de Lagamar foi criado pelo Decreto Estadual n.º 148, de 17 de dezembro de 1938, e inicialmente subordinado ao município de Presidente Olegário.
Na divisão territorial de 1º de julho de 1950, Lagamar continuava figurando como distrito de Presidente Olegário, situação que permaneceu na divisão de 1º de julho de 1960.
Em 30 de dezembro de 1962, pela Lei Estadual n.º 2.764, Lagamar foi elevado à categoria de município, desmembrando-se de Presidente Olegário. A sede do novo município foi estabelecida no antigo distrito de Lagamar, que passou a constituir o único distrito.
Na divisão territorial de 31 de dezembro de 1963, o município seguia formado apenas pelo distrito sede. Essa configuração permaneceu até a divisão de 1999.
Em 2003, Lagamar passou a ser composto por dois distritos: Lagamar e São Brás de Minas, conforme a divisão territorial daquele ano.
Essa estrutura administrativa foi mantida na divisão territorial mais recente, datada de 2021.
Nossa Sede do Legislativo Municipal
- Endereço: Rua Amazonas, 147-A.
- Bairro: Centro, Lagamar, MG
- CEP: 38785000
- Telefone: (34) 3812-1456
- E-mail: contato@camaralagamar.mg.gov.br
Faça-nos uma visita!
A casa do povo! Aqui representamos todos os interesses da comunidade, onde os vereadores, eleitos pelo povo, têm como objetivo principal fiscalizar as ações do poder executivo e legislar sobre os interesses da população.
Dentre tantos símbolos históricos de relevância no município de Lagamar, existem alguns que tem sua representatividade muito aparente.
As Folias de Reis por exemplo, tem expressiva importância no município pela sua tradição milenar. Tradicionalmente acontecem as festas de Reis no fim de dezembro até início de janeiro onde as companhias de folias de Reis, contam no decorrer dos dias, toda a história do nascimento de Jesus.
Festa de Folias de Reis – 06 de Janeiro
Aniversário de Lagamar – 03 de Março
Festa do Arroz em São Brás de Minas – Mês de Maio
Festa de São Brás de Minas – 24 de Junho
Festa do Estudante em Retiro da Roça – Mês de Agosto
Tradicional Festa do Fazendeiro – Sempre na Primeira Semana de Setembro
Natal de Luz – Evento anual de novembro a início de janeiro
Lagamar se destaca pelo seu Turismo Rural, Turismo de aventuras e o Turismo de Negócios.
Um exemplo do Turismo de Aventuras, são os circuitos de MTB. A cidade tem vários ciclistas que fazem trilhas nas rotas mais variadas do município e com isso, turistas diversos vem conhecer as difíceis rotas da Matinha e do Carneiro por exemplo.
A cidade agora em 2022, recebeu de presente através da iniciativa do Prefeito Auro José Pereira, o circuito AMAPAR de Mountain Bike, fomentando assim o Turismo no município e a oportunidade de mostrar nossos atletas competidores da cidade.
Outro exemplo de Turismo, é o Turismo de Negócios. Temos em Lagamar um dos melhores leilões do estado de MG.
O Sindicato Rural traz diversos turistas para a compra de bovinos e equinos, movimentando assim a economia local bem como propriamente o Turismo da região.
Outro bom exemplo é o Turismo Rural. Lagamar é muito bem representado no agro turismo através de seus muitos quilômetros de lavouras e produção de gado.
Lagamar inclusive, teve no ano de 2020 a maior produção de abóbora hibrida do pais, sendo inclusive o proprietário da lavoura reconhecido e premiado nacionalmente.
Lagamar também se destaca por suas belezas naturais, a Praça Magalhães Pinto que é um dos maiores pontos turísticos do município, chama atenção por sua beleza e natureza preservada. A praça é a maior área verde de todo o perímetro urbano de Lagamar.
Outro ponto turístico relevante, são as montanhas do Indaiazinho, Matinha e Cana Brava, onde ciclistas, gaiolas e Motocross tem preferência para a prática de esportes radicais.
E também temos como ponto turístico, as cachoeiras e rios da região. Sempre com grande fluxo de turistas principalmente em épocas de calor intenso, famílias, amigos e visitantes de toda a grande região se encontram para se divertirem e usar da beleza natural que o município oferece.
Mais um ponto forte no turismo de Lagamar são as festas tradicionais do município, Festa de Aniversário de Lagamar já é uma festa consolidada e tradicional, trazendo centenas de visitantes nos dias que ocorrem a festa. Festa do Fazendeiro que é a nossa Festa Maior que movimento a economia local e a mais tradicional da região. Festas de Carros de Bois de Retiro da Roça e Folias de Reis de São Brás e Retiro da Roça são as festas que recebem muitos turistas no decorrer do ano. As cavalgadas que também são parte da tradição do município trazem turistas de várias cidades vizinhas para participarem dos eventos que são organizados por elas.
Seguem abaixo fotos de pontos turísticos e eventos do turismo realizados nestes dois últimos anos (2021 e 2022) em Lagamar: